Tema 1
Actividade Exploratória
B. Desenvolvimento de Metodologias de trabalho
a)Modo como concebo o meu processo de aprendizagem:
A aprendizagem é feita constantemente ao longo da vida, é uma troca de saber, experiências e vivencias entre gerações.
Consoante as nossas idades os nossos interesses são diferentes, logo, vamos desenvolvendo técnicas de aprendizagens diferentes.
Eu desde que terminei a escola secundária e entrei para o mercado de trabalho, tenho tentado fazer formação constante. Como trabalhei sempre em IPSS com crianças, todos os anos faço formações numa vertente prática (pintura, plástica, Jogos, teatro, … ), assisto a seminários, workshops, adquiro também alguns livros, revistas que me facilitam poder cativar as crianças para participar nas propostas de trabalho.
b)Organização do meu estudo
Habitualmente estabeleço horários para leitura/estudo:
Tento ligar o computador diariamente e ver quais as actividades propostas
Normalmente durante o dia faço as pesquisas, procuro os significados do que não conheço.
Ao final do dia (noite), quando a casa já está em completo silêncio tento fazer a sua leitura.
Leio várias vezes os textos e ao mesmo tempo sublinho o mais interessante
Por vezes copio à mão determinados textos, pois ajuda-me a reflectir e interiorizar o seu conteúdo.
Releio tudo e faço resumos da matéria
Mas como tenho um bebé de sete meses confesso que nem sempre é possível concretizá-los.
c) Processo de avaliação das aprendizagens
Normalmente como método de avaliação faço as fichas sugeridas, actividades formativas. Vejo se consigo responder quase se consultar o material de apoio.
Este processo de avaliação serve para nos conhecermos a nós próprios.
Os resultados que conseguimos e as condições em que actuamos ao realizar as fichas, descreve os conhecimentos que adquirimos e as dificuldades que encontramos numa determinada matéria.
É importante fazer a avaliação pois desenvolvemos responsabilidade, autonomia e maturidade.
d) Papel do aluno
É estar disponível e motivado para aprender cada vez mais e melhor
Ser assíduo e pontual
Saber escutar
Ter consciência das suas capacidades e dificuldades para a aprendizagem
Ser responsável, cooperativo, organizado e trabalhador
Papel do Professor
Ser bom “falante”, saber o que diz
Ser compreensivo, tolerante, comunicativo
Respeitar as dificuldades do aluno, as suas diferenças
Saber escutar
Ter aulas dinâmicas, inovadoras, adequadas as diferenças de aprendizagens dos alunos
Transmitir conhecimentos aos seus alunos
Sem comentários:
Enviar um comentário