A psicologia do desenvolvimento explora um vasto conjunto de processos que estudam o desenvolvimento e o funcionamento do organismo humano.
Os psicólogos do desenvolvimento exploram, estudam as mudanças que ocorrem ao longo da vida, desde a concepção, passando pela infância, adolescência, estado adulto, velhice e até a morte (uma vez que as pessoas não param de se desenvolver até morrer).
Desta forma posso dizer que a psicologia do desenvolvimento é uma área científica da psicologia e realiza uma abordagem particular dos processos psicológicos, centrando-se nas mudanças ao longo da nossa vida.
Tentando relacionar a psicologia do desenvolvimento com a educação, posso dizer que nós homens temos “um poder praticamente ilimitado de aprender”, desde o início das nossas vidas que beneficiamos de uma aprendizagem de informações, desde o gatinhar ao andar. Inicialmente estas aprendizagens são transmitidas pelos nossos pais (aprender a falar…), pela nossa família (afecto, calor humano) permitindo-me crescer e estruturar; pela escola que diariamente me transmite conhecimentos adquiridos pela humanidade (desde o conhecer-me a mim mesmo até conhecer o Universo).
Para alguns psicólogos com um ponto de vista mais passivo o desenvolvimento é moldado principalmente por forças ambientais que estão fora do seu controlo e do corpo. Podendo estas condições serem internas, tais como: necessidades biológicas de água, alimento, companhia, sono e outras serem externas, tais como: experiencias anteriores de punição e gratificação.
Em quanto que para os psicólogos que têm o ponto de vista mais activo defendem que as crianças trazem para o ambiente o seu próprio programa de desenvolvimento e usam o ambiente para o realizar.
Relativamente a educação posso dizer que um bebé cresce lentamente ao longo dos anos, sofre diversas transformações desde o gatinhar, aos primeiros passos, dos primeiros sons às primeiras palavras (evoluindo no sentido da complexidade), mais tarde torna-se criança, onde nos seus primeiros anos de vida, adquire conhecimentos, gere comportamentos e tem cada vez mais vontade aprender coisas novas, novas informações (desde a cultura, a educação...), todas elas adquiridas através de tudo o que o rodeia, tentando imitar os pais, seguindo a influencia dos amigos; as orientações da escola. ao longo da evolução da criança, até esta atingir uma idade superior (com níveis superiores de complexidade). Esta criança torna-se adolescente e toma consciência de si própria, mas isso não chega, pois ela procura compreender-se, compreender quem é. Podendo assim dizer-se que o seu comportamento é, fruto do mundo, do meio que o envolve e onde se encontra, sendo resposta a estímulos. Por vezes esta influência, estes estímulos são realizadas de forma inconsciente.
Quando este se torna numa pessoa adulta, modifica ainda mais, isto é, evolui, modificando a sua visão do mundo, da vida e principalmente de si própria, tomando cada vez mais consciência da realidade actual (a necessidade de se organizar na sociedade desde ter um emprego, de pertencer a um determinado grupo e constituir família).
Tornando-se mais velho o homem assiste a uma deterioração de alguma capacidades e evolução de outras (o corpo e as capacidades físicas evoluem, a vida afectiva transforma-se, o estatuto social muda). Em jeito de conclusão posso dizer que cada um de nós a medida que cresce, que se relaciona com outras pessoas vai-se transformando e torna-se em quem é encontrando novas formas de pensar, sentir e agir.
Os psicólogos do desenvolvimento exploram, estudam as mudanças que ocorrem ao longo da vida, desde a concepção, passando pela infância, adolescência, estado adulto, velhice e até a morte (uma vez que as pessoas não param de se desenvolver até morrer).
Desta forma posso dizer que a psicologia do desenvolvimento é uma área científica da psicologia e realiza uma abordagem particular dos processos psicológicos, centrando-se nas mudanças ao longo da nossa vida.
Tentando relacionar a psicologia do desenvolvimento com a educação, posso dizer que nós homens temos “um poder praticamente ilimitado de aprender”, desde o início das nossas vidas que beneficiamos de uma aprendizagem de informações, desde o gatinhar ao andar. Inicialmente estas aprendizagens são transmitidas pelos nossos pais (aprender a falar…), pela nossa família (afecto, calor humano) permitindo-me crescer e estruturar; pela escola que diariamente me transmite conhecimentos adquiridos pela humanidade (desde o conhecer-me a mim mesmo até conhecer o Universo).
Para alguns psicólogos com um ponto de vista mais passivo o desenvolvimento é moldado principalmente por forças ambientais que estão fora do seu controlo e do corpo. Podendo estas condições serem internas, tais como: necessidades biológicas de água, alimento, companhia, sono e outras serem externas, tais como: experiencias anteriores de punição e gratificação.
Em quanto que para os psicólogos que têm o ponto de vista mais activo defendem que as crianças trazem para o ambiente o seu próprio programa de desenvolvimento e usam o ambiente para o realizar.
Relativamente a educação posso dizer que um bebé cresce lentamente ao longo dos anos, sofre diversas transformações desde o gatinhar, aos primeiros passos, dos primeiros sons às primeiras palavras (evoluindo no sentido da complexidade), mais tarde torna-se criança, onde nos seus primeiros anos de vida, adquire conhecimentos, gere comportamentos e tem cada vez mais vontade aprender coisas novas, novas informações (desde a cultura, a educação...), todas elas adquiridas através de tudo o que o rodeia, tentando imitar os pais, seguindo a influencia dos amigos; as orientações da escola. ao longo da evolução da criança, até esta atingir uma idade superior (com níveis superiores de complexidade). Esta criança torna-se adolescente e toma consciência de si própria, mas isso não chega, pois ela procura compreender-se, compreender quem é. Podendo assim dizer-se que o seu comportamento é, fruto do mundo, do meio que o envolve e onde se encontra, sendo resposta a estímulos. Por vezes esta influência, estes estímulos são realizadas de forma inconsciente.
Quando este se torna numa pessoa adulta, modifica ainda mais, isto é, evolui, modificando a sua visão do mundo, da vida e principalmente de si própria, tomando cada vez mais consciência da realidade actual (a necessidade de se organizar na sociedade desde ter um emprego, de pertencer a um determinado grupo e constituir família).
Tornando-se mais velho o homem assiste a uma deterioração de alguma capacidades e evolução de outras (o corpo e as capacidades físicas evoluem, a vida afectiva transforma-se, o estatuto social muda). Em jeito de conclusão posso dizer que cada um de nós a medida que cresce, que se relaciona com outras pessoas vai-se transformando e torna-se em quem é encontrando novas formas de pensar, sentir e agir.
“COMPORTAMENTO HUMANO”
ResponderEliminarContar uma história veridica e bem interessante monstrando a que ponto chega o comportamento humano. A alguns anos atrás numa época de dia das mães, tinha e tenho alguns contatos que eram mães. Então fiz questão de fazer uma mensagem especial apenas para essas “mamães” dos contatos. Dentre essas pessoas havia uma moça chamada Eliane Campos que também se dizia mãe. Não a conhecia a muito tempo, mas mesmo assim fiz questão de inclui-lá, não tendo nenhum tipo de preconceito pelo fato de conhece-lá a pouco, pois, passou a fazer parte do ciclo de contatos .Porém era mentira o fato de ser mãe.Apenas brincou, mas sustentou essa mentira adotando um comportamento frio e que me prejudicou profissionalmente. Detalhe, essa pessoa tem uma irmã que é psicóloga, aliás, mais grave ainda. Alguns podem até dizer: “ahhh, esse tipo de coisa é normal...Muitos para “aparecerem” mentem ou fazem até pior”.Pode até ser, mas a pergunta que fica é: a sociedade perdeu o senso do que é certo ou errado??Parece até “piegas” isso, mas qual então a diferença entre uma mentira assim e aqueles jovens que queimaram um indio vivo que dormia num banco de praça a alguns anos atrás em Brasilia??!! Lembram dele ou a sociedade tem memória curta para fatos assim??!! Por essas e outras que se fazem seres assim que acham que estão acima do bem e do mal e acham que tudo é normal. Já perceberam isso??!!