sexta-feira, 10 de abril de 2009

Discusão de um Ditado Popular sobre o Desenvolvimento Humano

“Filho és pais serás, conforme fizeres assim acharás”
Este ditado popular, é uma expressão que se mantém imutável ao longo dos anos, nos ditados são aplicados exemplos morais, filosóficos e religiosos. Normalmente são utilizados com a intenção de resolver problemas do quotidiano
Os provérbios e os ditados populares constituem uma parte importante da nossa cultura embora alguns deles contradizem os outros. Eles orientam as nossas vidas e regula as interacções sócias.
Os ditados permitem-nos ter uma atitude reflexiva e critica face as nossas concepções de ser humano.
Relacionando este ditado com o desenvolvimento do ser humano posso assim dizer, que a base do ser humano são as nossas crianças, elas desde muito cedo aprendem por imitação, observação do adulto que lhe está mais próximo neste caso do pai e da mãe. Diariamente a criança faz modelagem dos seus progenitores pois normalmente estão muitos próximos dela.
Enquanto criança tudo aquilo que ela aprender e todas as suas vivencias até a idade adulta dará origem a formação de um ser. Por equivalência aos seus pais.
Mais tarde quando estas constituírem famílias e se tornarem pais, assim passarão do mesmo modo a informação aos seus filhos (“uma vez que o sujeito desenvolve e constrói a sua inteligência através de um processo de interacções que estabelece com os seus educadores”). Confirmando que o contexto familiar tem influencia no desenvolvimento do ser humano.

relação da psicologia do desenvolvimento com a educação ao longo da vida

A psicologia do desenvolvimento explora um vasto conjunto de processos que estudam o desenvolvimento e o funcionamento do organismo humano.
Os psicólogos do desenvolvimento exploram, estudam as mudanças que ocorrem ao longo da vida, desde a concepção, passando pela infância, adolescência, estado adulto, velhice e até a morte (uma vez que as pessoas não param de se desenvolver até morrer).
Desta forma posso dizer que a psicologia do desenvolvimento é uma área científica da psicologia e realiza uma abordagem particular dos processos psicológicos, centrando-se nas mudanças ao longo da nossa vida.
Tentando relacionar a psicologia do desenvolvimento com a educação, posso dizer que nós homens temos “um poder praticamente ilimitado de aprender”, desde o início das nossas vidas que beneficiamos de uma aprendizagem de informações, desde o gatinhar ao andar. Inicialmente estas aprendizagens são transmitidas pelos nossos pais (aprender a falar…), pela nossa família (afecto, calor humano) permitindo-me crescer e estruturar; pela escola que diariamente me transmite conhecimentos adquiridos pela humanidade (desde o conhecer-me a mim mesmo até conhecer o Universo).
Para alguns psicólogos com um ponto de vista mais passivo o desenvolvimento é moldado principalmente por forças ambientais que estão fora do seu controlo e do corpo. Podendo estas condições serem internas, tais como: necessidades biológicas de água, alimento, companhia, sono e outras serem externas, tais como: experiencias anteriores de punição e gratificação.
Em quanto que para os psicólogos que têm o ponto de vista mais activo defendem que as crianças trazem para o ambiente o seu próprio programa de desenvolvimento e usam o ambiente para o realizar.
Relativamente a educação posso dizer que um bebé cresce lentamente ao longo dos anos, sofre diversas transformações desde o gatinhar, aos primeiros passos, dos primeiros sons às primeiras palavras (evoluindo no sentido da complexidade), mais tarde torna-se criança, onde nos seus primeiros anos de vida, adquire conhecimentos, gere comportamentos e tem cada vez mais vontade aprender coisas novas, novas informações (desde a cultura, a educação...), todas elas adquiridas através de tudo o que o rodeia, tentando imitar os pais, seguindo a influencia dos amigos; as orientações da escola. ao longo da evolução da criança, até esta atingir uma idade superior (com níveis superiores de complexidade). Esta criança torna-se adolescente e toma consciência de si própria, mas isso não chega, pois ela procura compreender-se, compreender quem é. Podendo assim dizer-se que o seu comportamento é, fruto do mundo, do meio que o envolve e onde se encontra, sendo resposta a estímulos. Por vezes esta influência, estes estímulos são realizadas de forma inconsciente.
Quando este se torna numa pessoa adulta, modifica ainda mais, isto é, evolui, modificando a sua visão do mundo, da vida e principalmente de si própria, tomando cada vez mais consciência da realidade actual (a necessidade de se organizar na sociedade desde ter um emprego, de pertencer a um determinado grupo e constituir família).
Tornando-se mais velho o homem assiste a uma deterioração de alguma capacidades e evolução de outras (o corpo e as capacidades físicas evoluem, a vida afectiva transforma-se, o estatuto social muda). Em jeito de conclusão posso dizer que cada um de nós a medida que cresce, que se relaciona com outras pessoas vai-se transformando e torna-se em quem é encontrando novas formas de pensar, sentir e agir.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Desenvolvimento do Ser Humano



  1. Será o desenvolvimento humano moldado principalmente por forças ambientais?

  2. Desenvolvimento humano: continuo ou descontinuo?

  3. O desenvolvimento do ser humano é activo ou passivo?

  4. Ao longo do desenvolvimento humano apenas temos comportamentos diferentes uns dos outros?

  5. O desenvolvimento humano ocorre apenas em algumas etapas da vida?

Psicologia do Desenvolvimento Humano

  • Explora um vasto conjunto de processos que estudam o desenvolvimento e o funcionamento do organismo humano.
  • É uma área científica da psicologia e realiza uma abordagem particular dos processos psicológicos, centrando-se nas mudanças ao longo da nossa vida.